Tuesday, February 17, 2009

Canadas dos pastores

Através do Correio da Manhã fiquei a par desta notícia:

"Caminhos na serra para turistas

A Junta de Freguesia de Fernão Joanes (Guarda) está a limpar e a sinalizar os caminhos que antigamente eram utilizados pelos rebanhos, para promover passeios pedestres e incentivar o turis
mo de natureza na Serra da Estrela.

Nos arredores da aldeia, localizada na área do Parque Natural da Serra da Estrela, a 20 quilómetros da cidade da Guarda, existem várias canadas – caminhos que antigamente eram utilizados pelos pastores na condução dos rebanhos – que estão sem utilização devido à decadência da actividade pastoril. O presidente da Junta de Freguesia, Daniel Vendeiro, disse que existem "quilómetros e quilómetros" de caminhos ladeados por muros em granito. O objectivo é incentivar a realização de passeios pedestres pelos caminhos."

Francisco Barbeira/Lusa

Ainda bem que há entidades dentro dos limites do Parque Natural da Serra da Estrela, que sabem ver o turismo de outra forma.

Prometo que irei visitar estes percursos... um até breve!

Labels:

2 Comments:

Blogger pamf said...

é uma boa iniciativa, principalmente para o turismo rural

1:55 PM  
Blogger Susana said...

Olá !.
Descobri o blogue por acaso. É de louvar a iniciativa em dar a conhecer a cultura e a realidade do Portugal Profundo. Eu também procuro fazer algo semelhante com o blogue das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas como Portugal não se resume apenas à beleza existente nestas aldeias, estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre "A aldeia da minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal.

Haverá um prémio para a melhor postagem.
Venho por este meio convidá-lo a participar para dar a conhecer a sua aldeia ou localidade que acha merecer divulgação e visibilidade.

Para participar basta seguir os passos presentes no blogue: aldeiadaminhavida

Conto com a sua participação!

Um abraço, Susana

10:03 AM  

Post a Comment

<< Home